sexta-feira, 28 de maio de 2010

LEMBRAR O DIA 28 DE MAIO DE 1975

Neste dia, há 35 anos atrás, eram presos pelas forças do COPCON (Comando Operacional do Continente) 432 militantes e simpatizantes do Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado (MRPP) - operação congeminada pelo P”C”P e determinada pelo MFA. Entre os presos, para além de outros membros da direcção do MRPP na altura, Arnaldo Matos, então Secretário-geral do Partido.

O objectivo expresso da operação era aniquilar o MRPP. Tal objectivo saiu gorado, pois no dia seguinte todas as sedes e delegações do partido estavam reocupadas. As sucessivas manifestações do MRPP e demais formas de luta, dentro e fora das cadeias, assim como os protestos pela arbitrariedade de tais prisões desencadeados por muitas personalidades democráticas, obrigaram as autoridades a libertar todos os presos menos de 2 meses depois.

Parece que os campeões da democracia pós-25 de Abril terão sido Mário Soares e outros que tais, nomeadamente com o célebre comício da Fonte Luminosa, em Lisboa. Mas quem verdadeiramente se opôs à tentativa de instauração de uma ditadura social-fascista em Portugal naquela época, e por isso mesmo viu os seus militantes e simpatizantes serem espancados e presos, foi o MRPP.

Para que não se esqueça, é claro!

Seja como for, o facto é que não duvidamos de que o povo trabalhador português tem boa (excelente!) memória, ao contrário do que pensam os seus inimigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário