domingo, 16 de janeiro de 2011

O PCTP E AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 23 DE JANEIRO

Comunicado

VOTAR EM MANUEL ALEGRE

PARA DERROTAR CAVACO SILVA!


O objectivo principal dos trabalhadores e do povo português nas próximas eleições presidenciais é derrotar Cavaco Silva.

Cavaco Silva é, com José Sócrates, o principal responsável pela gravíssima crise em que o país se encontra, não apenas pelos dez anos em que foi primeiro-ministro, mas também pela cobertura e incentivo que, enquanto Presidente da República, prestou às medidas celeradas do governo Sócrates contra os trabalhadores e o povo português.

É preferencialmente em torno de Cavaco Silva que a direita hoje se organiza para, ultrapassando a solução reaccionária mas pífia de Passos Coelho, preparar uma alternativa musculada e de cariz fascista ao governo Sócrates, antes que este seja derrubado, como se impõe, pela força e combatividade da luta popular.

Cavaco Silva é, além disso, um encobridor activo e um beneficiário directo de uma das maiores fraudes financeiras que alguma vez ocorreu em Portugal (centrada no banco BPN), a qual, contando com o apoio e cumplicidade do actual primeiro-ministro, originou um enorme buraco negro que engoliu já cerca de 5 mil milhões de euros retirados dos impostos pagos pelo povo português.

Manuel Alegre é o único candidato em condições de impor uma derrota a Cavaco Silva na segunda volta das eleições presidenciais. O apoio oportunista, envergonhado e equívoco do PS a esta candidatura não deverá desmobilizar o voto dos democratas e patriotas à candidatura de Manuel Alegre. Esse voto deve ser dado maciçamente já no dia 23, para impedir uma eventual vitória de Cavaco Silva à primeira volta e para criar a mobilização necessária para derrotar o candidato da direita na segunda volta.

A eleição de Manuel Alegre para a Presidência da República não resolverá os problemas que estão a mergulhar as famílias trabalhadoras em Portugal nas mais iníquas condições de desemprego, de fome e de miséria. Sobre isto não deve existir qualquer espécie de ilusão. Só a luta revolucionária das massas trabalhadoras poderá impor uma solução de governo do povo e para o povo. Mas a mobilização maciça do eleitorado de esquerda e democrata para eleger Manuel Alegre, derrotando Cavaco Silva, é, nas condições presentes, um passo de extraordinária importância para que os objectivos daquela luta possam vir a ser alcançados.

NO PRÓXIMO DIA 23, VOTA MANUEL ALEGRE!


Lisboa, 16 de Janeiro de 2011.

O Comité Central do PCTP/MRPP

11 comentários:

  1. pois pomos uma venda nos olhos e votamos num candidato que é apoiado pelo governo que mais medidas tomou contra os trabalhadores conseguindo aumentar a idade da reforma e reduzir salários,enquanto salvava da falência o banco do cavaco. a sede desse candidato é de um dos fraudulentos do bpn ,não é?
    vamos votar num candidato que é apoiado pelos trotskistas e pelos social fascistas da udp que assasinaram o nosso camarada Alexandrino de Sousa?
    bom você podem votar todos nele, mas eu que fui simpatizante do mrrp militante do mrpp e fundador do pctp,preso duas vezes pelo coopcon e espancado até desmaiar ,não posso votar nesse poeta alegre que foi deputado 30 anos na A.R. e que nada fez,além de receber uma reforma choruda de 3000 e tal euros por 6 meses de trabalho numa estação de rádio.
    votei contrariado Eanes mas votei , porque percebia a táctica do partido na época, não gostava dele e dizia-o abertamente, dei o peito às criticas, mas rebati sempre, e poucos houve que mais cartazes do Eanes tivessem colado.
    Hoje considero que o Eanes foi o presidente mais honesto que houve em Portugal, só não percebo o que faz ele na comissão de honra de um vigarista vende pátria como o cavaco.
    Votar alegre com medo da direita mas mais direita ainda este governo aprovou as leis mais reacionárias de sempre,e o Alegre calou-se a contar com o apoio do ps nesta sua campanha.
    Não tenho medo da direita como não tive medo dos socil-fascistas fui sempre declaradamente contar eles sofri na pele,como muitos simpatizantes e militantes do mrrp sofreram mas não me obrigam a de livre vontade, dar esse voto,a um representante de um partido que de socialista só tem o nome.
    por tudo isso voto branco.
    acompanho um blog olhão livre que num só artigo tem 100 comentários sobre o boicote às eleições que os pescadores da Fuzeta,preparam para domingo mas sobre isso o pctp não diz nada.
    só na luta se faz os grandes partidos, não é só aparecer em vésperas de eleições,por isso o pctp infelizmente, deixou de ter influência nas classes trabalhadoras.

    ResponderExcluir
  2. Não existe outra alternativa, em meu entender.
    Abraços!
    a) Fialho

    ResponderExcluir
  3. Caro safol: quem parece que tem uma venda nos olhos é voçê mesmo. Não tarda muito, estamos a vê-lo a votar Cavaco, pois assim este governo irá embora mais depressa... É essa a lógica? Ou será que queria um marxista-leninista na Presidência da República e, como nenhum dos candidatos o é, então tanto faz votar branco como comer pão saloio?... E olhe que este que aqui lhe responde também levou porrada e esteve em greve da fome. Coincidências...
    Por agora é tudo.
    a) Palha D'Aço

    ResponderExcluir
  4. engraçado como há semanas diziam o contrário.por essas e por outra é que o pctp está como está.
    onde está a ligação ás massas o psctp limita-se às conversasdo drº Garcia pereira e às ordens do drº arnaldo matos.
    pois foi por isso que mudaram de opinião.

    ResponderExcluir
  5. mas é a queda do governo que se quer,ou não?
    o levar porrada levamos quase todos os que estávamos em locais onde a luta era acessa.
    o que eu não compreendo é qual o motivo que vou votar num candidato que nas ultimas eleições,às presidenciais, não foi nada solidário, em termos de democracia com o camarada Garcia Pereira,deixando o candidato à porta das televisões enquanto o alegre debatia com o cavaco e dizia que dormia descansado e que se o cavaco fosse eleito,não havia problema nenhum para a democracia.
    a democracia está em causa pelo próprio ps,e assim sendo tenho algum medo de um governo de direita? não será com o meu voto pois continuo com a 1ª orientação do partido e vou votar em branco.
    há mal de votar em branco,penso que não,mas não dou o meu voto a pretensos defensores da democracia que estão instalados nosorgão do poder há 30 anos,e nada fizeram para mudar o que está mal.

    ResponderExcluir
  6. Olhe caro palha de aço,quem deve de votar no Cavaco pode ser quem quiser, eu sei que só votei na minha vida toda num partido,e já votei num candidato que foi presidente da República,por estratégia politica desse mesmo partido que sempre tenho votado,embora esse candidato fosse apoiado pelo psd,e pelo ps.
    Só não percebo é como as coisas mudaram tanto numa semana.pois há uma semana atrás o PCTP dava indicações de voto aos seus militantes e simpatizantes de votar em branco,será que o PCTP e o seu comité central, nos estava a mandar comer, pão saloio?
    Olhe ainda ontem houve sindicalistas espancados e levados a julgamento hoje por se manifestrem em frente da cas do lider que apoia o Alegre,não será isso acções da direita,já houve algum governo mais de direita que este que apoia Alegre o que fez Alegre durante 30 anos de deputado,em prol da defesa dos trabalhadores???Não é Alegre uma das caras dos Partidos do arco do poder?
    Não é alegre apoiado por caras do BPN?
    Não é Alegre apoiado pelos trotskistas e social fascistas que assassinaram Alexandrino de Sousa?
    Medo da direita,não tenho nem preciso de fugir para Argel para a combater,combato-a cá,coisa que já fiz,antes do 25 de Abril.
    Passe bem, e vote bem,esperando que numca mais vote branco,nem coma pão caseiro.

    ResponderExcluir
  7. parece que ficaste sem resposta ao2º comentário do safol, o drº Garcia Pereira,é um senhor e sabe responder sem ofender,mas parece que o palha de aço,não é do mesmo calibre e vai de dizer que vou comer pão saloio,pois ele que venha,que eu cá me desenrascarei, como antes do 25 de abril sem fugir para argel,o que não estou é para engolir sapos deste regime ,bem gordos e anafados como o mauel alegre.

    ResponderExcluir
  8. Exmo. Andorinha: Quando se reconhece que se cometeu um erro é de bom tom reconhecê-lo e atalhar caminho, pois o contrário seria estupidez pura. Quanto à "ligação às massas", às "conversas" e às "ordens", olhe... deixe isso connosco, pois já percebemos que você não recebe ordens de ninguém (ou estaremos enganados?)...
    a) Palha D'Aço

    ResponderExcluir
  9. Safol e Florêncio: Parece que os resultados eleitorais não foram claros para vós, quando de facto o foram e comprovaram que a nossa opção estava correcta. De facto, não fora a abstenção e os votos brancos e nulos e Cavaco teria sido forçado a uma 2ª. volta, onde muito provavelmente perderia a contenda!
    Quanto ao resto, quereis convencer-nos que votar (ou contribuir para eleger) Alegre ou Cavaco seria indiferente?!... É preciso ser politicamente bastante cego para tal defender.
    Aliás: vocês ainda não perceberam que o candidato de Sócrates era o Cavaco, pois não?...
    a) Palha D'Aço

    ResponderExcluir