terça-feira, 29 de junho de 2010

METRO DE MADRID - GREVE SEM SERVIÇOS MÍNIMOS

O segundo dia de greve dos 7500 trabalhadores do Metro de Madrid e a sua decisão de não respeitar os serviços mínimos levaram as autoridades da capital espanhola a encerrar o serviço, o que está a origem ao caos na cidade.

Mais de dois milhões de passageiros - o volume diário de tráfego do Metro de Madrid - estão afectados pelo fecho do metropolitano.

Na noite de segunda-feira, a assembleia de trabalhadores do Metro de Madrid aprovou "quase por unanimidade" não respeitar os serviços mínimos de 50 por cento estabelecidos para a greve de três dias, que decorre até quarta-feira.

Durante o primeiro dia de greve, funcionaram serviços mínimos de 50 por cento, definidos pelas autoridades e que os sindicatos consideram ilegais.

Os sindicatos estimam que a adesão foi de 100 por cento, no primeiro dia de greve.

Em Espanha, pelos vistos, as greves também são diferentes daquelas que se realizam por cá…

sexta-feira, 25 de junho de 2010

GREVE GERAL NA ITÁLIA

Os transportes deverão ser hoje o sector mais atingido pela greve geral decretada pela CGIL, para protestar contra o plano de austeridade do governo de Silvio Berlusconi.
A greve deverá atingir durante oito horas os sectores público e privado em todas as regiões, à excepção da Liguria, do Piemonte (Norte) e da Toscânia (Centro), que farão greve a 2 de Julho.
Estão ainda previstas para hoje manifestações nas principais cidades do país, nomeadamente em Roma, Milão e Bolonha.


quinta-feira, 24 de junho de 2010

SETE SÓIS, SETE LUAS - O FESTIVAL ESTÁ AÍ!

Tomem nota:



XVIII FESTIVAL SETE SÓIS, SETE LUAS

Oeiras

Fábrica da Pólvora de Barcarena, 22h00, entrada livre

25 de Junho, Inaki Plaza (País Basco)
Ion Garmendia (País Basco)
2 de Julho, Mercedes Peón (Galiza)
9 de Julho, Eugenio Bennato (Itália)
16 de Julho, Mário Lúcio (Cabo Verde)
23 de Julho, Massimo Laguardia (Sicília)
30 de Julho, Banda del Pepo (Múrcia)
6 de Agosto, Orch. Popolare Italiana (Itália)
13 de Agosto, Les Voix du7Sóis (Mediterrâneo)
20 de Agosto, Maria del Mar (Cadiz, Andaluzía)
27 de Agosto, Rocio Marques (Andaluzía)
3 de Setembro, Kristi Stassinopoulou (Grécia)

GREVE E MANIFESTAÇÕES EM FRANÇA

Os trabalhadores franceses estão hoje mais uma vez em greve contra o pacote de medidas reaccionárias que o governo francês pretende impor, nomeadamente o aumento de idade nas reformas - dos actuais 60 para os 62 anos.

Esta é quarta jornada de luta decretada pelas centrais sindicais desde o início do ano. A greve de hoje afecta os serviços públicos.

Estão igualmente previstas para hoje cerca de 200 manifestações por todo o país, a principal das quais se realiza, à tarde, em Paris.


segunda-feira, 21 de junho de 2010

IPRS - 35 ANOS DE VIDA!

Realizou-se ontem a Festa de Encerramento do ano lectivo do Infantário Popular Ribeiro Santos. Dezenas e dezenas de pais assistiram às apresentações e representações de cada classe, participando também activamente na festa. A esta juntou-se o apagar de velas referentes ao 35º. aniversário do IPRS.

Longa vida ao Infantário Popular Ribeiro Santos!

domingo, 13 de junho de 2010

MAQUINISTAS DA CP EM GREVE

Os trabalhadores maquinistas da CP entrarão em greve a partir das 20 horas do dia 14 de Junho, segunda-feira, até às 20 horas do dia 16 de Junho, quarta-feira. Esta luta vem da sequência das últimas greves que tiveram apoio e adesão da maioria dos trabalhadores abrangidos pela greve.

“Exigimos…que as matérias inerentes ao desempenho da actividade profissional do maquinista, bem como os ganhos de produtividade da carreira e o cumprimento dos acordos em vigor”, assinala um comunicado do sindicato.

As formas de luta seguem os seguintes termos: “Entre as 00H00 do dia 15 de Junho de 2010 e as 24H00 do dia 15 de Junho de 2010, os trabalhadores representados pelo SMAQ encontram-se em greve à prestação de trabalho extraordinário, em dia de descanso semanal, com falta do repouso mínimo, previsto na cláusula 22ª do AE-SMAQ/CP” e “os trabalhadores representados pelo SMAQ encontram-se ainda em greve à prestação de todo e qualquer trabalho nos períodos de trabalho diários que abranjam total ou parcialmente os períodos de tempo compreendidos entre as 05H00 e as 10H00 do dia 15 de Junho de 2010”.


terça-feira, 8 de junho de 2010

GARCIA PEREIRA NO CANAL 200 DA ZON

Um novo canal por cabo, ETV, na posição 200 da ZON, está desde ontem em funcionamento, especificamente dedicado a temas económicos.

O camarada Garcia Pereira todas as terças-feiras - e já a partir de hoje, dia 8, entre as 20 e as 20h25 - analisará e fará comentários sobre os acontecimentos mais relevantes do país e do mundo.

O DIA EM QUE PEDIRAM MAIS…

Isto passou-se tudo ontem, num espaço de poucas horas e quase em coro .

O Presidente Cavaco Silva diz: é preciso aumentar a produção. O Senhor Costa, tomando posse do cargo de Governador do Banco de Portugal, diz: é necessário existir contenção salarial. E, lá de fora, o Senhor Juncker, em nome do Eurogrupo, diz cá para dentro: que, sim senhor, as medidas do governo português são corajosas, mas em 2011 vão ser precisas mais medidas para a sacrossanta consolidação orçamental poder ter êxito.

Caros concidadãos: a Santa Aliança está aqui e quer mais!

Será que vamos hesitar na preparação e organização da Greve Geral Nacional contra esta política e pelo derrube da mesma?

NÃO HÁ QUE HESITAR!!!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Manifestação de 29 de Maio - E AGORA, QUE FAZER?

No dia 30 de Maio, Garcia Pereira colocou no seu blogue a questão que muitos milhares de trabalhadores têm agora pela frente: o que fazer, depois da manifestação que levou para a rua 300 mil trabalhadores contra a política deste governo?

É esse texto que agora aqui vos deixamos.

*  *

«O PEC é o programa do grande Capital para a crise, ditado pelo Banco Central Europeu e pelos grandes interesses financeiros que ele representa, aprovado em Portugal pelo PS e pelo PSD e executado (pelo menos para já...) pelo Governo de Sócrates, cuja chegada ao poder, recorde-se, foi saudada por partidos como o PCP e o BE como uma vitória da esquerda!?

A direcção política da Intersindical, pressionada pelo protesto crescente dos trabalhadores, convoca uma manifestação na qual, como se vê inclusive pelo local escolhido, nunca acreditou que pudessem estar as 300.000 pessoas que compareceram e no fim manda essas pessoas de volta para casa sem uma palavra sobre a Greve Geral Nacional nem sobre o derrube de um Governo tão reaccionário e tão de direita como o de Sócrates.

Depois disto, como é possível não ver que quem fracciona e enfraquece a luta dos trabalhadores é quem actua desta forma e não quem defende um combate consequente contra a política do grande Capital?

No caso desta manifestação, essa posição consequente significaria uma mobilização intensiva e por toda a parte, a todos os níveis da sociedade, a preparação e a convocação da manifestação para um local com carácter simbólico de luta contra o poder político (Terreiro do Paço ou S. Bento) e onde todos os manifestantes pudessem caber e ouvir devidamente as intervenções, estas pudessem ser feitas por representantes de todas as forças e correntes de opinião apoiantes da mesma manifestação e onde as questões da convocação de uma Greve Geral Nacional contra o PEC e a luta pelo derrube do Governo fossem claramente apontadas como as perspectivas e os passos seguintes.

E é por isso que nos devemos continuar a bater!»



ASSASSINOS IMPUNES!

Colocámos aqui um poema de um poeta palestianiano, estando longe de antecipar o que se passaria pouco tempo depois em águas internacionais...

Israel atacou uma frota de ajuda humanitária que tinha a Faixa de Gaza como destino. Pelo menos 10 pessoas morreram e 36 ficaram feridas. A "Frota da Liberdade" que transportava, sob bandeira turca, ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, incluía 750 pessoas de 60 nacionalidades.

O Estado israelita - onde o sionismo continua dominante - continua a agir como um perfeito assassino e na maior da impunidades!

Agora há quem peça um «inquérito»... A quê? Há justa resistência que alguns tripulantes possam ter oferecido aos assaltantes?!...

O povo da Palestina vencerá!